sexta-feira, 8 de abril de 2016

O primeiro Natal de Harry Potter e outros contos - Vários autores

Faltando a mística da camisa 10

Quem está acostumado a ler fanfictions sabe que nos deparamos com coisas boas, coisas ruins e coisas interessantes mas mal construídas. Esse livro encontra-se no limiar entre os dois últimos, já que dos 3 contos apenas 1 é razoável, outro tem uma ideia boa mas mal desenvolvida e um terceiro é ruim mesmo. 

O primeiro deles, o razoável, conta uma história da época dos Marotos e mostra um pouco da personalidade de cada um deles, como conhecemos na obra de J.K. Rowling: Tiago, o inconsequente mas apaixonado; Sirius, o rebelde apaixonante; Lupin, o sério e inteligente; e Pettigrew já demonstrando não estar tão 'dentro' do grupo. Um dos destaques é a rápida conversa de Lílian com Snape, que mostra o quanto eram ligados e como ela pediu que ele cuidasse de seu pequeno Harry. Esse foi o ponto positivo.

O segundo, ideia boa e mal construída, é da época dos fundadores de Hogwarts com uma pegada de contos de fadas, que passa por Merlim, o lobo-mau e a Chapeuzinho Vermelho, que seria uma ascendente de Harry Potter (cuma?). A execução da coisa não foi boa, mas a ideia de misturar as estações e a descrição da Hogwarts inicial foi interessante.

Por fim, o terceiro, o ruim, que já começa com um pedido do autor de que o leitor precisa estar por dentro do universo de suas outras fanfics pra entender. Mesmo assim, a ideia é ruim e a forma de escrever também não ficou boa. Os diálogos são confusos e o excesso de personagens, para um conto, compromete.

Enfim, infelizmente (ou felizmente), falta aquele 'q', aquela mística da camisa 10 que nos encanta na escrita de J.K. Gosto de fanfics boas e bem escritas, algumas até conseguem me levar novamente para dentro do universo Potteriano, como se fosse 'real', porém, dessa vez, não foi o que aconteceu.


Ficha técnica:
Livro: O primeiro Natal de Harry e outros contos
Autores: Vários
Ano: 2008
Páginas: 41
Editora: Independente
Nota/cotação: 1 de 5
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário