domingo, 13 de março de 2016

Para tudo existe uma primeira vez...



O dia 11 de março de 2016 é um dia triste para mim. Pela primeira vez, em 33 anos de vida, desisti de um livro. A decisão foi árdua, mas acredito ter sido a melhor para mim e para o livro. Explico.

"A verdadeira história do Queen" é uma obra que peca muito, em vários níveis. Começando pelo que mais me atingiu: a falta de revisão, de cuidado com o livro. Já na contracapa, há um erro crasso: um dos maiores sucessos da banda, 'I wan't BREAK free', está escrita como 'I wan't BE free'. Em um dos maiores chamarizes do livro, a contracapa, isso é inimaginável. Nas páginas seguintes, existem diversos erros de digitação e outros tantos de português, com vírgulas absurdas e concordância sofrível. Não conseguia prestar atenção na história de tanto que fazia a correção gramatical!


Quanto a história, achei o texto um pouco confuso, já que tem inúmeras entrevistas e depoimentos. Em determinados momentos, há três ou quatro versões sobre o mesmo fato, que nem precisaria ser tão explanado, mas, enfim, foi uma opção do autor. 

Outro ponto que percebi, nesse 40% lido do livro, é que para o autor, o que não for Queen é menor, não é bom. Em várias partes, ele opta por diminuir outras bandas. Isso, na minha opinião, é coisa de fã, não de um escritor, que, inclusive, se vangloria de ter feito centenas de entrevistas para escrever o livro.
Além disso tudo, um amigo que é muito fã da banda, que possui todos os CDs, diversos livros (inclusive esse) e outros materiais sobre o Queen, me garantiu que existem erros de conteúdo! Para mim, foi o derradeiro motivo de parar a leitura.

Enfim, como disse anteriormente, esse é um marco na minha vida. Meu primeiro abandono. Infelizmente, em um livro que queria muito ler, pois sou louca por Biografias e adoro o Queen. Dessa vez, não deu!


Ficha técnica:

Livro: A verdadeira história do Queen
Autor: Mark Blake
Ano: 2015
Páginas: 448
Editora: Seoman
Cotação: 1 de 5






Nenhum comentário:

Postar um comentário