domingo, 22 de maio de 2016

Resenha: Era uma vez no passado - Nora Roberts

Definitivamente, não gosto de livros de viagem no tempo ou os chamados 'místicos'. São pouquíssimos os que me apetecem e que a história não parece forçada demais para existir e as autoras ainda colocam um 'q' de mistério maior do que o necessário. Porém, não é o que acontece em Era uma vez no passado, da Nora Roberts, que consegue dosar corretamente a situação etérea dos vindos do futuro e um romance bem construído. E na duas histórias. O que é mais difícil ainda.

A primeira história conta de um 'caminhoneiro do futuro' que estava levando uma carga para um outro planeta e acaba caindo em um buraco negro, voltando mais de 200 anos no tempo. Caleb se fere na queda e é encontrado pela antropóloga Libby, uma excelente cientista mas que não conhece quase nada da vida e é bem acanhadinha. Inicialmente, ele fica com muito medo de contar-lhe a verdade, mas, aos poucos, vai descobrindo que ela é uma ótima pessoa e a calmaria de que precisa. Tudo isso, temperado com grandes doses de história mundial, incluindo civilizações antigas e hábitos de outrora baseados em uma pesquisa muito bem feita, que enriquece bastante a leitura.

A segunda história é sobre o irmão de Caleb, Jacob, que é a antítese do mais velho. Impetuoso e senhor da verdade, ele segue as instruções de Caleb e após dois anos consegue também voltar no tempo. Mas, dessa vez com segurança e conhecimento de causa. Ele conhece a irmã de Libby, Sunny, que é praticamente um furacão e, ao contrário da antropóloga, já é bem rodadinha e não tem nada de 'coitada'. Obviamente, saem farpas para todos os lados, além disso, o humor (negro ou não) contido nos diálogos dos dois é delicioso. Os personagens são conduzidos de forma coerente com as personalidades que são apresentadas desde o início. Não mudam de uma hora para outra, mostrando um pouco de veracidade em um enredo fantasioso.

Enfim, para quem gosta de Mrs. Roberts é um livro que denota todo o talento da autora; para quem gosta de livros místicos, uma ótima pedida; e para quem, como eu, tem um pé atrás com esse tema, vale a pena ler por curiosidade, pois, na pior das hipóteses, terá um livro bem escrito em mãos e que será um passatempo!


Ficha técnica:

Livro: Era uma vez no passado
Autor: Nora Roberts
Ano: 2007
Páginas 415
Editora: Harlequin Books
Nota/Cotação: 4 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário