terça-feira, 24 de maio de 2016

Resenha: Gêmeas - Mônica de Castro (pelo espírito Leonel)


Talvez, este tenha sido o livro que mais procurei para trocar ou comprar nos últimos tempos. Foram dias em busca de uma promoção bacana ou alguém que quisesse fazer um escambo por algum dos meus livros. Mas, consegui lê-lo graças ao empréstimo da minha prima (Valeu, Lica!) e se por um lado gostei bastante da obra, por outro, menor é verdade, fiquei um tanto decepcionada. Explico.

Ao ler a sinopse da obra, esperava algo completamente espiritual, com explicações 'do andar de cima' para as centenas de coincidências e para os motivos reencarnatórios de tudo o que aconteceu com as gêmeas. No entanto, o que há é um lindo e emocionante romance, contando a saga da mãe das duas meninas para ficarem juntas, com direito a intrigas nacionais, imprensa corrupta, suspense, amores perdidos, pobre que se apaixona pela rica e assim vai. Ou seja, todos os ingredientes necessários para um ótimo romance contemporâneo, e não um livro espiritual. Minha expectativa, como espírita, foi esvaziada, mas como amante de literatura foi certeira.

Alguém pode me dizer que a minha expectativa é que estava errada. Pode até ser. Às vezes sou realmente levada pelas, digamos, emoções que a obra possa gerar. Tanto é que a parte que mais gostei do livro foi o breve relato da vida anterior dos personagens, na época da escravidão, que levou todos a se encontrarem novamente na atualidade. Isso me deixou vidrada e, normalmente, são essas comparações que mais me chamam atenção nos romances espíritas. Porém, repito, acho que em Gêmeas foi muito pouco explorado. No entanto, literariamente, o livro está de parabéns.

Bom, vamos à história em si. Tudo começa no interior do Mato Grosso, com uma ardilosa história de tráfico de bebês. Dessa vez, a 'luta' era por gêmeos que nasceriam de um casal muito pobre e pouco instruído. Os traficantes acreditaram que haviam se livrado de todas as testemunhas. Mas, a mãe das crianças sobreviveu e nunca mais foi a mesma. Anos depois, por incríveis coincidências e 'mãos do destino' e dos seus guias espirituais, ela chega ao Rio de Janeiro, onde moram suas duas filhas raptadas, sendo que cada uma foi criada por uma família e, na medida do possível, foram muito felizes.

Aos poucos, ela vai conhecendo a realidade das meninas. Porém, envolve-se em uma trama complexa de pessoas com um passado muito mais obscuro do que o dela, e acaba correndo risco de vida. Além disso, descobre que há importantes personagens secundários na vida das filhas que podem fazer a diferença no contexto em que se encontram.

O livro é lindo, delicado e envolvente, pois você sofre com o sofrimento das mães, não só da biológica, mas daquela que criou. E pode ter certeza de que o amor é o mesmo. Essa foi uma mensagem passada pela obra que foi bem bacana. Enfim, uma literatura de alto escalão, mas que, a meu ver, não pode ser classificada como livro espírita.


Ficha técnica:

Livro: Gêmeas - Não se separa o que a vida juntou
Autor: Mônica de Castro (pelo espírito Leonel)
Ano: 2009
Páginas: 512
Editora: Vida e Consciência
Nota/Cotação: 4 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário