segunda-feira, 27 de junho de 2016

Resenha: As 100 melhores histórias eróticas da Literatura Universal (Org. Flávio Moreira da Costa)

Vamos começar hoje aqui no Quotadas a semana os contos. De hoje a sexta-fera, uma resenha sobre uma compilação de contos de vários assuntos:

27/06/2016 - Histórias Eróticas
28/06/2016 - Contos sobre vampiros
29/06/2016 - Contos de Amor
30/06/2016 - Contos de todos nós
01/07/2016 - Contos de mistério

Vamos para o primeiro livro então!


Quando fala-se em Histórias Eróticas, pensa-se em textos onde o sexo é a palavra-chave, descrito cruamente e sem parar. No entanto, este livro mostra que há várias formas de descrever o erotismo e, definitivamente, o sexo por si só é apenas uma delas.

'As 100 melhores histórias eróticas da literatura universal' retrata diferentes épocas da humanidade, assim, o tema é tratado de maneiras bem distintas em cada uma delas. Há uma grande distância entre 'Assim surgiu o amor', pertencente ao 'O Banquete', de Platão; e 'Dona Flor e seus dois maridos', de Jorge Amado. No entanto, a ideia inicial está sempre presente, sutilmente ou não, em cada um dos textos escolhidos pelo organizador.

Alguns dos destaques da obra estão em autores não tão conhecidos, como 'A nova empregada', de Octave Mirbaeu, e 'Suíte ensolarada', de Duílio Gomes. Isso não quer dizer, que os 'grandes' não tem vez, já que temos excelentes textos que vão de Shakespeare a Gustave Flaubert, passando por Marquês de Sade (que não poderia faltar), Bocage e os brasileiros João do Rio e Álvares de Azevedo.

Uma excelente escolha. Porém, que não dá para ler de uma vez, como o fiz em 'Os 100 melhores contos de crime e mistério da literatura universal', mas esse é papo para outra resenha. Por isso, finalizando, não é um TESÃO maiúsculo, mas em caixa baixa até pode ser!


Ficha técnica:

Livro: As 100 melhores histórias eróticas 
da literatura Universal 
(Organizador Flávio Moreira da Costa)
Autores: Vários
Editora: Ediouro
Ano: 2003
Páginas: 640
Nota/cotação: 4 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário