quarta-feira, 8 de junho de 2016

Resenha: Punição para inocência - Agatha Christie

Uma das grandes virtudes de Agatha Christie é tentar sempre reinventar o tema do crime, normalmente, um assassinato. Neste livro, a autora resolveu reviver o acontecido após a morte do réu que, condenado, pereceu na prisão. Porém, não é tão fácil, pois Jacko Argyle foi preso pela morte da própria mãe adotiva... só que o Dr. Calgary apareceu dois anos depois para limpar sua memória! Será tarde demais?

Este livro deixa claro a fragilidade familiar dos Argyles, que adotaram cinco filhos durante a vida... mas, agora, após sofrer por um deles ter "matado" a matriarca do clã, descobre-se que ele era inocente e qualquer outro poderia tê-lo feito. Como olhar para o pai, a irmã ou o irmão com medo de ser o próximo a ser assassinado?

Nesta obra, Agatha cria um thriller bastante psicológico, onde desvenda aos poucos como cada um dos personagens é, até mesmo com um pouco de minúcia demais, deixando a trama lenta em alguns momentos; suas defesas sobre influências genéticas e de criação, geram também uma discussão complexa, já que nos idos dos anos 30 e 40 pouco se sabia sobre o assunto. Com isso, algumas bizarrices, para o padrão atual, são descritas no livro, mas que devem ser relevadas devido ao tempo em que foi escrito.

Enfim, não há muito o que falar sem revelar spoilers ou detalhes que podem tirar um pouco a graça do livro. Mas, Agatha se mostrou uma boa relatadora dos sentimentos humanos em qualquer idade... vale a pena ler este romance e entendê-lo nas entrelinhas, principalmente, levando em conta quando foi escrito. Recomendo.

PS.: Descobri o assassino e a trama faltando poucas páginas do final... nada que possa me enaltecer na verdade... rs. Ainda mais porque no decorrer do livro desconfiei de outras duas pessoas!

PS.2: Na edição que eu li, a capa não tem absolutamente nada a ver com o livro. Editora Nova Fronteira, quem fez esta capa nem leu a sinopse, pois não tem nem revólver na trama... a morte principal é com um atiçador de lareira! REVÓLVER NOT!

PS.3: Dizem que 'Punição para Inocência', juntamente com 'A casa torta', era um dos livros preferidos de Agatha Christie.

Ficha técnica:

Livro: Punição para a inocência
Autor: Agatha Christie
Ano: 1958 (original) e 1987 (edição)
Editora: Record
Páginas: 260
Nota/Cotação: 4.5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário