domingo, 5 de junho de 2016

Resenha: Minha fama de mau (Erasmo Carlos)

Como hoje é o dia dele, não posso deixar de parabenizar meu cantor/autor favorito: o Tremendão Erasmo Carlos!!!!!

Por isso, segue a resenha de sua deliciosa biografia: 'Minha fama de mau'


Esperei ansiosamente a biografia do Tremendão e ela não me decepcionou. Erasmo Carlos é cru e crível, contando história desde os tempos imemoriais da Rua do Matoso até os dias de hoje, quando atua como um simpático avô e compositor de sucesso internacional.

O início da vida deste tijucano quase baiano (a mãe veio para o Rio grávida dele após o pai não tê-la assumido) foi cheia de bons amigos, muitos dos quais são vistos até hoje na companhia de Erasmo, e de algumas delinquências juvenis que ao invés de marcarem negativamente a memória do cantor, apenas servem para mostrar a personalidade cativante e apaixonada do menino grande que via em Elvis Presley o suprassumo da vida!

Como não poderia deixar de ser, a duradoura amizade com Roberto Carlos merece um capítulo a parte no livro e muitas outras citações no decorrer das histórias do Tremendão. Apesar de pessoalmente não gostar do Roberto, achei interessante a forma como Erasmo descreveu os momentos de composição e, principalmente, o momento em que foi presenteado com a música 'Amigo' (Você meu amigo de fé meu irmão camarada / amigo de tantos caminhos de tantas jornadas / Cabeça de homem mas o coração de menino / aquele que está do meu lado em qualquer caminhada).

Outros grandes mitos da música brasileira também são figurinhas fáceis no livro, como Tim Maia (grande amigo de Erasmo e que está presente também em várias passagens, a maioria hilária), Gal Costa, Bethânia, Gil, Caetano, Wanderléa, Rosemery, André Midani, Marcos Valle e muitos outros. O Tremendão nos presenteia com suas histórias, mas conta, e muita coisa, sobre a intimidade de ídolos de várias gerações.

Em relação à família, Erasmo também escreve sobre diversas situações engraçadas que, por vezes, conseguiam tirar sua cabeça do vício musical e também outras que se transformaram claramente em inspirações para suas composições. E nessa parte também há uma boa sinceridade, já que Erasmo mostra que sempre gostou muito da ‘fruta’ e não economiza nas descrições das mulatas, loirinhas, ruivinhas e quem mais caísse na sua rede. Porém, o amor incontrolável por Narinha e a relação especial que eles viveram é o assunto que ele mais descreve e, percebe-se logo, com mais paixão.
Eu e ele <3

Enfim, o Tremendão é na verdade um romântico incontrolável, apaixonado pela vida, adora um belo palavrão e faz a cada linha com que gostemos mais e mais dele. Outro ponto super positivo e elucidador são as explicações sobre como as músicas são feitas. Temos descrições detalhadas de como grandes clássicos da música brasileira foram produzidos. Genial! No entanto, há dois pontos que não me agradaram: a falta de coesão entre as passagens, pois há certos momentos em que o leitor se perde no tempo, não sabe se esta em 1960 ou 1985; outro ponto que não me agradou, foi ele ter suprimido visivelmente as passagens sobre drogas e bebidas, problemas sérios e que se fizeram presentes na vida dele e de outros tantos.

Vida longa ao Tremendão!



Ficha técnica:


Livro: Minha fama de mau
Autor: Erasmo Carlos
Editora: Objetiva
Ano: 2009
Páginas: 360
Nota/Cotação: 4,5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário