quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Resenha: A bolsa amarela (Lygia Bojunga)

Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que este livro mudou minha vida aos 11 anos de idade. Foi a partir desta leitura que decidi me tornar jornalista e, mais tarde, escritora. E grande parte desta realização devo à forma magnânima com que Lygia Bojunga trata a delicada trajetória da Bolsa Amarela.

A história de Lorelai é singela e forte, pois trata-se de uma menina que tem grande desejos, que como toda criança, são vitais para sua sobrevivência. E, vendo que os pais e amigos não lhe dão bola, ela se envolve em um mundo só seu, com seus pertences, seu galo Afonso, seu amigo imaginário e sua bolsa amarela, sobrada da herança de uma tia falecida.

Lygia Bojunga mostra que Lorelai apesar de pequena tem uma criatividade de gente grande, que encanta e nos faz pensar que os sonhos são para serem seguidos. Pois, às vezes, como no meu caso, acaba dando certo.

"- É o seguinte: eu resolvi que vou ser escritora, sabe? E escritora tem que viver inventando gente, endereço, telefone, casa, rua, um mundo de coisas. Então eu inventei o André. Pra já ir treinando. Só isso.
Aí meu irmão fechou a cara e disse que não adiantava conversar comigo porque eu nunca dizia a verdade. Fiquei pra morrer:
- Puxa vida, quando é que vocês vão acreditar em mim, hem? Se eu tô dizendo que eu quero ser escritora é porque eu quero mesmo".

Ficha técnica:

Livro: A Bolsa Amarela
Autor: Lygia Bojunga
Editora: Casa Lygia Bojunga
Ano: 2013 (original de 1976)
Páginas: 135
Nota/Cotação: 5 de 5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário