sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Resenha: Terra dos Homens (Antoine de Saint-Exupéry)

Pare o mundo, que Saint-Exupéry vai descer! Esse é um livro para quem não tem medo de altura nem de aviões, muito menos de trabalho. Pois, Saint-Exaupéry descreve com notável firmeza as felicidades e as agruras de quem vive pelos ares. Desde a incrível 'dorzinha' no estômago da decolagem ao alívio imediato da aterrissagem, isto é, quando ela acontece. Além disso, ele cria uma ode ao trabalho bem feito, ao trabalho feito com amor e ao quanto isso pode mudar a vida das pessoas que chega a incomodar quando pensamos 'Droga, amanhã acordo cedo para ir para o trabalho'.

Como já era de se esperar, o autor do clássico 'O Pequeno Príncipe' trata principalmente do que as pessoas, principalmente os pilotos, sentem ao ter uma máquina que voa nas mãos. Isso, claro, sem cair no piegas. Saint-Exupéry conta também da tristeza de perder um amigo e das grande dificuldades enfrentados pelos aviadores da década de 20 e 30, como eles superaram esses problemas e chegaram aos ares, graças ao amor e à paixão pelo que faziam no dia a dia.

Momentos como a queda do avião na neve e o extremo oposto, quando cai no deserto, mostram a genialidade do autor, que consegue nos transmitir o frio e o calor que sentiu em cada uma das ocasiões. Mais uma vez, Saint-Exupéry mostra que domina a arte de descrever os sentimentos humanos, de colocar em palavras os mais íntimos desejos e pensamentos, seja à beira da morte, seja no céu frio, solitário e cinzento. Com tudo isso, o livro fica um pouco lento, mas há bastante conteúdo e doçura em suas letras.

"Quando temos consciência do nosso papel, mesmo o mais obscuro, só então somos felizes. Só então podemos viver em paz e morrer em paz, pois o que dá um sentido à vida dá um sentido à morte".


Ficha técnica:

Livro: Terra dos Homens
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 140
Ano: 2006 (original de 1939)
Nota/Cotação: 3 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário