quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Resenhas: Bento / O Vampiro Rei vol. 1 (A Bruxa Tereza) / O Vampiro Rei vol. 2 (Cantarzo)

Bento

Com a marca do autor



Neste livro, André Vianco se posiciona concretamente como o maior autor brasileiro de fantasia na atualidade. Saindo da linha de 'Os Sete', o paulista cria um novo mundo, pós-Noite Maldita, onde as pessoas são divididas em vampiros e não-vampiros, com exceção dos Bentos, pessoas até então normais que descobrem ter um dom especial para caçar os seres das trevas.

Em um texto viril e claustrofóbico, o autor conta a história do trigésimo Bento, Lucas, o homem que viria para salvar a sociedade dos dentes daqueles que tinham sido transformados. Com uma narrativa forte e rápida, Vianco também conta sobre os outros heróis Bentos e descreve várias histórias secundárias tão interessantes e gratificantes quanto a principal.

Outro detalhe importante, é que neste livro o autor usa várias cidades do país, apesar das cenas principais de desenrolarem em São Paulo, como sedes ou fortalezas onde estão os outros 29 Bentos. Assim, o leitor começa a gostar mais de um ou outro Bento, por ter vindo deste ou daquele lugar (todos com descrições ótimassss). Destaque para o Bento Teodoro, que rende cenas hilárias com seu baseadinho 'básico'.

Começamos aqui uma segunda vertente tão interessante quanto a primeira de Os Sete/Sétimo/O Turno da Noite.

O Vampiro Rei vol. 1 ou A Bruza Tereza

Um pouco mais lento, mas igualmente bom

 


Segundo livro da linha 'Bento' de André Vianco, O Vampiro Rei é um pouco mais lento nos acontecimentos do que seu antecessor, principalmente, porque Cantarzo, o vilão, está sendo carregado dentro de uma caixa durante grande parte do livro, assim, perdemos por várias páginas o humor ácido do vampiro.

Em contrapartida, Vianco encaixa outros elementos interessantíssimos nos livro, como a bruxa Tereza e os enigmas que a cercam. Pelo lado do 'bem', Lucas começa a treinar outros sobreviventes para que eles também possam lutar de igual para igual com outros vampiros, além de conseguir cada vez mais pessoas para defesa da fortaleza. Os outros Bentos também passam a ter mais importância e características próprias, que fazem o leitor se apaixonar por cada um dos 'escolhidos'.

O fim do livro, na Barreira do Inferno, no Maranhão, é recheado de momentos inusitados, diálogos geniais e muita ação, em um dos melhores momentos de toda a obra do autor. Além disso, vários fios são deixados desencapados para pegarem fogo no próximo livro!



O Vampiro Rei vol. 2 ou Cantarzo

 Um grande fim, digno de um grande início



No último livro da linha Bento, André Vianco se aprofunda na crise existencial de Bento Lucas, que não se lembrava de nada do que viveu antes de acordar pós-noite maldita. De uma forma envolvente, o leitor vai descobrindo junto com o 'escolhido' seus sérios problemas. Além disso, os bentos Vicente e Francis também mostram porque eram os grandes mestres antes de Lucas aparecer.

Nesta obra, Lucas e Cantarzo finalmente se encontram para uma batalha eletrizante na beira da praia. No entanto, este é apenas um dos diversos embates que ocorrem neste livro entre humanos e vampiros, vampiros e bentos, bentos e bruxas e outras misturas.

Com um final surpreendente, com outros seres que Vianco encaixa no livro, o Vampiro Rei 2 é um final digno para um excelente trilogia. Porém, como não poderia deixar de ser, o autor deixa alguns pontinhas abertas para que os leitores e seus fiéis seguidores continuem tendo muito o que pensar e discutir após a 502ª página.


Ficha técnica:

Livros: Bento / O Vampiro Rei 1 / O Vampiro Rei 2 
Autor: André Vianco
Editora: Novo Século
Ano: 2003 / 2005 / 2005
Nota/Cotação: 4,5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário