quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Resenha: Vale Tudo (Nelson Motta)

A figura de Tim Maia sempre foi mítica e ficcional. Tenho certeza de que eu não sou a única que tentou ir a um show do mestre do soul brasileiro e não conseguiu. Mas, a raiva passou rápido, quando do DJ começou a tocar os grande sucessos do 'preto, gordo, pobre e cafajeste', como ele mesmo se intitulava.

E Nelson Motta, ou nelsomotta, como diria Tim, consegue fazer um viagem inesquecível pelas cenas da vida desse filho pródigo da música. Há passagens hilariantes e outras tristes de preconceito e dureza na vida de Tim, mas que o autor consegue transformar em uma escrita leve, onde fica marcada a genialidade incompreendida do 'gordinho da Tijuca'.
Momentos como a criação do hit Azul da Cor do Mar, a paixão pela menina paraplégica, o encontro com Jorge Ben Jor e várias passagens com Rita Lee - destaque para quando eles quebram o escritório do presidente da gravadora e quando ela conta que brigou com Roberto de Carvalho - valem cada instante de leitura desta obra prima brasileira.

Realmente, a vida e obra de Tim Maia valem tudo e mais um pouco!

"Ao saber que Carlos Imperial emagrecera 30 quilos com um tratamento revolucionário em uma clínica em Bonsucesso, pediu o endereço ao ex-gordo e se internou. Quando lhe deram o primeiro caldinho, se assustou: "Êpa! Que negócio é esse?”
Depois de uma semana entre sucos, folhas, papas e caldos, fugiu com a roupa do corpo em um caminhão de entrega de leite. E mandou que seu secretário Celinho Matos fosse imediatamente para a Churrascaria Carreta, em Ipanema, com o talão de cheques. Encontrou Tim cercado de pratos de arroz, feijão e batatas fritas, atracado com dois espetos mistos de carne, frango e porco e bebendo uma Coca- Cola litro. Tinha chegado ao meio-dia e só saiu às oito da noite.
Na primeira entrevista que deu depois do tratamento, cunhou um de seus aforismos imortais:
"Fiz uma dieta rigorosa, cortei álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas perdi 14 dias”.


Ficha técnica:


Livro: Vale Tudo
Autor: Tim Maia
Editora: Objetiva
Ano: 2007
Páginas: 392
Nota/Cotação: 5 de 5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário