quarta-feira, 20 de julho de 2016

Resenha: As crônicas de Nárnia (C.S. Lewis)

A partir das páginas de 'As Crônicas de Nárnia', C.S. Lewis influenciou vários gerações de leitores e, principalmente, de escritores. Por isso, acho bem difícil falar sobre uma obra tão importante para a literatura mundial. Ou você entra no mais do mesmo de enaltecer a essência da obra e sua singularidade, ou dá sua opinião pessoal sobre o livro. Neste caso, procurarei fazer as duas coisas, não se preocupe, caro leitor!

Como já falei antes, a mística e a mágica encontrada nos livros que compõe esta gigantesca obra, possuem poucos equivalentes na história da literatura. Desde o início do primeiro livro/conto, acompanha-se a construção dos personagens, a forma como eles crescem, não só fisicamente, mas intelectualmente durante as narrativas. As características que Lewis deu aos animais, sempre subjetivado pelas 'funções' reais dos bichos, também são geniais. A delicadeza e a ferocidade de Aslam em direto contraponto são momentos a serem enaltecidos, além disso, Lewis conseguiu criar personagens geniais para seus protagonista (no caso, os quatro irmãos) e manteve a magia mesmo quando eles não estavam presentes ou muitíssimo pouco apareceram, como no caso de 'O cavalo e seu menino'.

Chegando na parte da opinião. Dos sete livros ('O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa'; 'Príncipe Caspian'; 'A Viagem do Peregrino da Alvorada'; 'A Cadeira de Prata'; 'O Cavalo e seu Menino'; 'O Sobrinho do Mago'; e 'A Última Batalha'), os que mais gostei foram o primeiro, o terceiro e o sexto. Mas, todo o livro é maravilhoso, apesar de ser um pouco cansativo, e pesado, devido ao grandeeeee número de páginas nessa edição completa, que foi a que eu li. Para aqueles que tiverem (e conseguirem) a edição em números, acredito que será mais fácil e prazerosa a leitura.

PS.: Dentre os autores que se dizem diretamente influenciados pela genialidade de C.S. Lewis está J. R. R. Tolkien (de quem Lewis era amigo bem próximo) e J. K. Rowling, ou seja, não é pouca coisa não.

Ficha técnica:


Livro: As crônicas de Nárnia (junção de sete livros)
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Ano: 2009 (Original publicado entre 1950 e 1956)
Páginas: 752
Nota/Cotação: 4.5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário