Como já falei antes, a mística e a mágica encontrada nos livros que compõe esta gigantesca obra, possuem poucos equivalentes na história da literatura. Desde o início do primeiro livro/conto, acompanha-se a construção dos personagens, a forma como eles crescem, não só fisicamente, mas intelectualmente durante as narrativas. As características que Lewis deu aos animais, sempre subjetivado pelas 'funções' reais dos bichos, também são geniais. A delicadeza e a ferocidade de Aslam em direto contraponto são momentos a serem enaltecidos, além disso, Lewis conseguiu criar personagens geniais para seus protagonista (no caso, os quatro irmãos) e manteve a magia mesmo quando eles não estavam presentes ou muitíssimo pouco apareceram, como no caso de 'O cavalo e seu menino'.
Chegando na parte da opinião. Dos sete livros ('O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa'; 'Príncipe Caspian'; 'A Viagem do Peregrino da Alvorada'; 'A Cadeira de Prata'; 'O Cavalo e seu Menino'; 'O Sobrinho do Mago'; e 'A Última Batalha'), os que mais gostei foram o primeiro, o terceiro e o sexto. Mas, todo o livro é maravilhoso, apesar de ser um pouco cansativo, e pesado, devido ao grandeeeee número de páginas nessa edição completa, que foi a que eu li. Para aqueles que tiverem (e conseguirem) a edição em números, acredito que será mais fácil e prazerosa a leitura.
PS.: Dentre os autores que se dizem diretamente influenciados pela genialidade de C.S. Lewis está J. R. R. Tolkien (de quem Lewis era amigo bem próximo) e J. K. Rowling, ou seja, não é pouca coisa não.
Ficha técnica:

Livro: As crônicas de Nárnia (junção de sete livros)
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Ano: 2009 (Original publicado entre 1950 e 1956)
Páginas: 752
Nota/Cotação: 4.5 de 5


Nenhum comentário:
Postar um comentário