segunda-feira, 18 de julho de 2016

Resenhas: O Diário de Bridget Jones / Bridget Jones: No Limite da Razão

O Diário de Bridget Jones

A precursora dos livros de 'mulherzinhas'

Todas as mulheres têm um pouco de Bridget Jones dentro de si. Ao terminar a última página deste livro, é a esta conclusão que se chega, claramente. A personagem-título vive e pensa situações que acontecem com toda e qualquer mortal influenciada pelo pós-feminismo do século 21.

A busca pelo homem perfeito, ou qualquer um que a quisesse levar pra cama; o emprego que não era bem o que ela queria; as gordurinhas a mais que a tiravam do sério; a contagem diárias de calorias, unidades alcoólicas e cigarro fazendo parte da sua rotina... enfim, estes e outros paradigmas da mulher moderna estão inseridos neste livro de forma muito leve e engraçada, fazendo com que os leitores se vejam naquele momento, como algo que já presenciou.

Bridget desenvolve cada um de seu problemas com graça e jogo de cintura, mas acaba se deixando levar pela pergunta: 'o que vão achar de mim?' e deixando muitas coisas para trás. Mas, mesmo assim, percebe que não há nada que um copo de blood mary (tomei só por causa do livro e é horrível) e que uma boa conversa com seu amigo Max, gay convicto, não resolva. De onde será que conheço alguém assim?

Helen Fielding
Renée Zellweger, a personificação de Bridget Jones


Bridget Jones: No Limite da Razão

Perdendo a mão

Se o primeiro livro da trintona Bridget Jones foi um arrasa-quarteirão delicioso de ler, o segundo deixa a desejar. A autora não consegue manter o pique acelerado e acaba caindo em dramas desnecessários.

Bridget, finalmente, tem um namorado. O certinho-tudo-de-bom Mark Darcy (Jane Austen agradece a lembrança), mas o mulherengo Daniel ainda não está completamente descartado. Além disso, dramas familiares, como a separação dos pais, estão afligindo a ex-engraçadíssima heroína.

Não é que seja ruim, mas perde de longe para o primeiro livro da franquia.

PS.: Já tenho o terceiro livro (Louca pelo garoto), mas ainda não me animei de ler! Quando conseguir fazê-lo, posto aqui minha opinião!

PS.2: LOUCA PELO FILME e ponto!


Ficha técnicas:


Livros: O diário de Bridget Jones / 
Bridget Jones: No limite da razão
Autor: Helen Fielding
Editora: Record
Ano: 1998 / 2001
Páginas: 322 / 444
Nota/Cotação: 3,5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário