sábado, 9 de julho de 2016

Resenha: A revolução dos Beatles (Roberto Muggiati)


Certamente, é complicado escrever sobre uma das maiores, senão a maior, bandas de todos os tempos. Principalmente, quando se fala sobre o motivo do término do genial grupo de Liverpool.

Neste livro, Roberto Muggiati vai muito bem quando começa a escrever sobre o início da banda, como os integrantes se 'encontraram', como cada um 'escolheu' seus instrumentos ou foi escolhido por ele. Como o livro é dividido em capítulos anuais, os primeiros anos são bem explicados, com ênfase na forma como as músicas eram feitas e na democracia que dominava o grupo. Apesar da forma de escrever ser um tanto fria para o assunto, o autor consegue informar bem o leitor sobre aquele período.

Porém, quando o caldo começa a entornar, a situação se transforma. O autor parece não querer atacar ninguém, ser bonzinho com todo mundo e acaba ficando tão em cima do muro que deixa de priorizar o leitor para agradar ao editor ou aos responsáveis pela liberação do livro. É claro que cada um tem que ter sua opinião e nenhuma é mais certa do que a outra, mas Muggiati peca por não conseguir expressar uma ideia clara sobre os estudos e pesquisas que precisou fazer para o livro, tornando o relato desinteressante, monótono e pouco explícito.

Mesmo com esses problemas de moderação extrema, o autor conseguiu 'pescar' algumas situações e citações dos integrantes do grupo bem legais, como a paixão de George por automobilismo, em especial pelo brasileiro Ayrton Senna; o autoritarismo de Paul para com os técnicos e até mesmo com os outros do grupo; a saúde precária de Ringo e até mesmo sua 'utilidade' dentro dos Beatles; e, como não poderia deixar de ser, as diversas facetas da personalidade de John Lennon.

Enfim, o livro não pode ser considerado uma 'bíblia' definitiva sobre o quarteto de Liverpool, mas não compromete. Agora, se vc já é um fã ardoroso dos Beatles, não precisa perder seu tempo, não há nada lá que você já não esteja careca de saber!



Ficha técnica:


Livro: A revolução dos Beatles

Autor: Roberto Muggiati
Editora: Ediouro
Ano: 1997
Páginas: 167
Nota/cotação: 2,5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário