segunda-feira, 4 de julho de 2016

Resenha: A fantástica fábrica de chocolate (Roald Dahl)

'A Fantástica Fábrica de Chocolate' é um livro sobre várias coisas: egoísmo, má criação, gula, pobreza, entre outros. Porém, durante a leitura percebi que, acima de tudo, o livro fala sobre aceitação, sobre como a vontade de ser aceitado pelo mundo pode mover moinhos.

O grande Willy Wonka só se transformou no que era por querer ser aceito como perfeito pelo pai dentista. Os cinco ganhadores da promoção, cada um de uma forma, também queriam ser aceitos ou acompanhar o que achavam comum para o seu padrão. O único que não admitiu mudar ou prejudicar alguém para entrar naquela 'dança' foi o pequeno Charlie, que fez com que Wonka visse que existia vida além do chocolate.

Obviamente, durante toda a leitura, ficamos com as cenas dos filmes na cabeça. Seja as caras e bocas de Johnny Deep ou de Gene Wilder, seja a fisionomia e as danças dos Umpa-Lumpas (que são absurdamente marcantes durante toda a história, já que são eles que fazem tudo acontecer naquele mundo, para o bem ou para o mal). Porém, sugiro que tentem mergulha na história, tentar (mesmo sendo muito difícil) separar o livro do filme. Vamos usar a imaginação minha gente!

Bom, completando sobre o livro, fora todo o sentimentalismo (não no sentido pejorativo) é uma delícia para ser lido, pois em cada uma das cenas detalhes 'chocolatísticos' chamam a atenção e fazem com que o leitor tente criar (e lamber) aquele mundo delicioso e cheio de cachoeiras de doce de leite e rios de groselha. Para quem está de dieta é um prato cheio!

Ficha técnica:

Livro: A fantástica fábrica de chocolate
Autor: Roald Dahl
Editora: Martins Fontes
Ano: 1999 (original de 1964)
Páginas: 166
Nota/Cotação: 4 de 5



Nenhum comentário:

Postar um comentário