terça-feira, 12 de julho de 2016

Resenha: Depois daquela viagem (Valéria Piassa Polizzi)

Pode-se dizer que esse é um livro de igual para igual. Li há bastante tempo e lembro que ele me marcou muito, pois, apesar da Aids ser já conhecida, ainda era difícil associá-la a uma jovem de 16 anos, de classe média, boa aluna, com pais amorosos etc. Além disso, a proximidade que Valéria tem com essa faixa de leitores é muito alta, já que o livro é posto de uma forma simples e, por incrível que pareça, até extrovertida.

É claro que, em alguns momentos, as lágrimas teimam em dar o ar da graça, mas, logo depois, a autora passa, ou tenta passar, uma onda de otimismo, de que ainda poderia viver bem, ser feliz, que tende a nos contaminar. No entanto, o fato dela estar com o vírus HIV é uma constante, inclusive nos momentos mais felizes de sua vida.

Mesmo assim, Valéria mostra que é uma guerreira, que não teme o que está por vir e que irá lutar até as últimas forças para viver. Um história bonita, envolvente e para os adolescentes (e adultos também) é uma lição de cuidado, pois ninguém conhece ninguém pela conversa ou pela aparência. Afinal, ela nunca imaginaria que aquele menino bonito e inteligente a quem resolveu se entregar pela primeira vez seria também o início do fim da vida.

Enfim, 'Depois daquela viagem' ainda é um livro que passa uma mensagem de comprometimento e cuidados, de necessidade de afirmação e, principalmente, de esperança e força. Vale muito a pena ler em qualquer faixa etária!

PS.: Valéria contraiu o vírus HIV em 1987, aos 16 anos, do primeiro namorado. Foi diagnosticada com a doença em 1989, aos 18 anos. Publicou o livro 'Depois daquela viagem' em 1997. E hoje, aos 45 anos, é escritora, está recém-separada, faz palestras, vive feliz e cuidando-se!

Ficha técnica:

Livro: Depois daquela viagem
Autor: Valéria Piassa Polizzi
Editora: Ática
Ano: 2003 (original 1997)
Páginas: 290
Nota/Cotação: 4,5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário