segunda-feira, 11 de julho de 2016

Resenha: O conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)

Falar sobre seu livro favorito nunca é fácil. Primeiro de tudo, não é fácil tomar essa decisão, de achar um livro melhor do que os outros. Porém, 'O conde de Monte Cristo' reúne tantas características maravilhosas que não há outro jeito: é preciso colocá-lo no topo da lista! Deem o primeiro lugar para Monsieur Dumas!

Tudo neste livro é maravilhoso. Começando por não ser em todos os livros que torço fervorosamente para o mocinho. Mas, desta vez, Edmund Dantès me conquistou de uma forma avassaladora. Desde o momento em que ele foi arrancado de sua própria festa de noivado/casamento até a última viagem, queria de todo o jeito 'ajudar' aquele correto marinheiro.

Com toda sua genialidade, Alexandre Dumas mostra minuciosamente ao leitor a transformação que passa dentro do protagonista. De jovem crédulo a um homem que não vê barreiras para sua vingança. Além disso, o autor tenta nos fazer entender o motivo dos traidores fazerem aquela maldade a Dantès, mas, mesmo assim, o ódio por Danglars, Fernando e até Cadeirousse é latente em todas as passagens.

Outro ponto que chama muito atenção são as múltiplas personalidades que Dantès assume durante os anos da sua vingança, entre eles estão um abade e um lorde completamente diferentes. Assim, ele consegue descobrir segredos e possibilidades para se vingar dos maus e para ajudar quem lhe é caro, como a família Morell.

De todos os pontos de vistas, 'O Conde de Monte Cristo' é um excelente livro: literariamente, estilisticamente e, até mesmo, em relação a roteiro já que, por incrível que pareça, se transformou em um filme razoável. Um livro recomendadíssimo para todos os que apreciam uma boa literatura, com os elementos ideais para um livro único. O melhor livro único que já li!






Ficha técnica:

Livro: O conde de Monte Cristo
Autor: Alexandre Dumas
Editora: Abril
Páginas: 286 
Ano: 1971 (Original publicado em 1844/1846) 
Nota/Cotação: 5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário