quinta-feira, 28 de julho de 2016

Resenha: Insônia (Stephen King)

No início, dá pra dormir mesmo, mas este livro leva a assinatura de Stephen King, com suas alucinações e situações bidimensionais, e como tal merece ser tratado. O início da obra peca pela demora nas ações, deixando o leitor completamente sonolento, apesar do tema, mas depois compensa.

A partir da metade do livro, a situação se inverte e tudo começa a correr livremente, mexendo bastante com a imaginação. Ralph faz várias importantes descobertas e começa a querer mudar a situação e a combater os 'maus espíritos' que rondam sua pacata cidade. Isso porque, desde que sua esposa morreu, ele não consegue mais dormir, com isso, a hiper-realidade toma conta de seu dia a dia. Até que ele percebe que há muito mais coisas por trás dessa insônia bizarra!

Destaque para as passagens em que Ralph tem as visões das desgraças que podem ocorrem com seus conhecidos; e para a primeira cena dos balões que ele vê no parque. Esses dois momentos são muito ilustrativos, parecendo que você está vendo aquele acontecimento se desenrolar bem na sua frente, mostrando que King é um dos maiores roteiristas de cenas da atualidade.
"Encontraram uma sala de visita do outro lado, e o que viram ali Fez o estomago de Ralph se contrair de horror. Duas mulheres tinham sido encostadas contra a parede... As duas tinham sido mortas com tiros na cabeça, à queima-roupa; miolos, retalhos de escalpo e lascas de ossos espalhavam-se pelo papel de parede florido. Uma das mulheres estava grávida".
PS.: Apesar de não ser imprescindível, 'Insônia' é uma espécie de prólogo da saga da Torre Negra!

Ficha técnica:


Livro: Insônia
Autor: Stephen King
Editora: Objetiva
Ano: 2000
Páginas: 490
Nota/Cotação: 3,5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário