sexta-feira, 15 de julho de 2016

Resenha: O carteiro e o poeta (Antonio Skarmeta)

Inocência, juventude e vontade de aprender. Esses adjetivos que tanto serviam ao carteiro Mario Jimenez encantam não somente ao poeta Pablo Neruda, mas também aos leitores desta singela obra de Antonio Skarmeta. Li este livro quase tinha 12 ou 13 anos e, apesar de ter gostado, não havia conseguido acompanhar a beleza que se encobria em pequenas passagens destacadas em suas páginas. Somente agora, muitos anos depois, pude perceber o quão interessante eram essas linhas.

Mario Jimenez trabalha como carteiro em uma cidadela do interior Chile, a belíssima Isla Negra, e vive cheio de sonhos de escrever e se tornar um poeta tão bom quanto Neruda. Um belo dia, tem a notícia de que passará a entregar as correspondências de seu ídolo. Com muito vagar, educação e ingenuidade, Mário conhece, quase ao mesmo tempo, as duas pessoas que mudariam sua vida: o poeta e sua musa, Beatriz.

No entanto, a guerra civil se faz presente e Neruda é exilado. Mas, ao invés da amizade expirar, se torna mais forte no retorno do poeta, o que durou até a sua morte.

Uma história de respeito mútuo e amor, invadida pelo autoritarismo dos governantes e pela beleza das pequenas coisas, tão cantada nos versos de Neruda.

PS.: Ano passado, em 2015, estive no Chile e fiz questão de ir à casa de Neruda citada neste livro, em Isla Negra. Além da beleza e da singularidade do local, de frente para o Oceano Pacífico, me emocionou reconhecer os lugares descritos na obra e senti um pouco de Neruda e Matilde, Mario e Beatriz em mim. Foi um momento único em minha vida, que só a literatura pode proporcionar. Seguem algumas fotos minhas tiradas por lá.

 Fotos quase do mesmo ângulo, tiradas com algumas décadas de diferença!












Ficha técnica:
 
Livro: O carteiro e o poeta
Autor: Antonio Skarmeta
Editora: Record
Ano: 1996
Páginas: 128
Nota/Cotação: 4 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário