quinta-feira, 21 de julho de 2016

Resenha: O Castelo das Águias (Ana Lúcia Merege)

Para quem é uma Potterhead assumidíssima como eu, pegar um livro de fantasia que se passa em uma escola já me deixou com um pé atrás. No entanto, Ana Lúcia Merege consegue em ‘O Castelo das Águias’ (Editora Draco) contar uma história complexa a seu próprio modo, com diversas referências mitológicas, linguajar particular e um intrincado ambiente físico, geográfico e histórico, que começa a ser muito bem explorado neste primeiro livro da trilogia.

A história se passa em Athelgard, uma região das Terras Férteis, localizada no que chamam de Leste, que sempre está receoso de ser invadido pelas cidades do Oeste. Nesta vila está a Escola de Magia Castelo das Águias, onde Anna de Bryke ou Anna dos Lobos, uma jovem que sempre viveu em uma floresta distante dali, começa a lecionar e se torna Mestre de Sagas.

Como não poderia deixar de ser, a Escola conta com um corpo docente dos mais variados, com o velho Mentor, que é quem convida jovem Anna para lecionar, elfos, meio-humanos, membros da realeza, bons e maus, além dos alunos que são divididos entre Primeiro, Segundo e Terceiro Ciclos.

Tudo isso, temperado com grandes doses de magia, obviamente, suspense, aventura e duelos, já que a trama se desenvolve com o julgamento da Convenção que decidirá se as Águias Guerreiras, que são criadas no entorno do castelo e utilizadas durante algumas luas na guerra, devem ou não ir para outras cidades. Algumas pessoas, e elfos, querem levá-las, mas será que conseguirão? Será que conseguirão tirá-las das mãos do taciturno Mestre Kieran de Scyllix e transformá-las em verdadeiras máquinas de matar? E todos são quem realmente parecem ser naquele castelo? O passado ainda pode voltar para assombrar aqueles que optaram por ficar no Castelo das Águias?

 A autora pincela cada um dos elementos da fantasia em uma empolgante aventura, que também conta com o amor entre os personagens principais, descrições de feitiços e rituais, seleção de histórias de diversas mitologias mundiais e referências a tramas já consagradas mundialmente, com uma colcha concentrada e detalhada de acontecimentos, de poucas arestas. Destaque para os relacionamentos inter-raciais e para os intrincados jogos políticos da região descritos no livro e presentes em cada um dos Conselheiros e em suas atitudes. Como uns dos poucos pontos negativos, acredito que as cenas de luta poderiam ser mais bem descritas e esmiuçadas, assim como a capa pouco valoriza o conteúdo, dando a entender ser algo mais infantilizado do que realmente é, o que pode afastar determinados leitores.

Enfim, é um excelente início de trilogia, de um novo mundo criado pela fantasia, que deixa um gostinho de quero mais, um gostinho de que ainda existem tramas a serem desvendadas debaixo daquela fonte de água azul.

Ficha técnica: 
 
Livro: O Castelo das Águias
Autora: Ana Lúcia Merege
Editora: Draco
Páginas: 192
Ano: 2011
Nota/Cotação: 4 de 5

Um comentário:

  1. Muito obrigada! Fiquei feliz por você ter gostado. Espero que também leia e curta bastante A Ilha dos Ossos e A Fonte Âmbar!

    ResponderExcluir